Que ilha bela: São Luís!

Adoro minha cidade.

Não nasci aqui em São Luís. Nasci em uma cidade do interior do Maranhão chamada Pedreiras. Minha terra e de João do Vale ( "O" compositor).

Nasci lá e só. Com 15 dias mamys me trouxe para São Luís. A família toda já morava aqui, ela me levou para nascer lá, acho que para manter as raízes.

O fato é que sou apaixonada por São Luís. Ao contrário dos meus tantos amigos, eu não penso em ir embora daqui, em ir morar em outro Estado em busca de emprego, crecimento profissional, mestrado.

Acho muito bacana quem quer isso, e às vezes me sinto um pouco negligente. Mas não consigo me imaginar morando em outro lugar senão aqui, perto do meu povo, das ruas que andei, dos sabores, dos sons.

Não á nada fácil viver aqui. A pobreza é muita. A ignorância do povo é tanta. Nem todo mundo consegue estudar, são poucas as oportunidads profissionais, falta de infraestrutura, saneamento, atendimento médico. Todo dia a gente ve um monte de gente na rua, criança pedindo nos ônibus. E violência, assalto, mortes. Uó!

Por outro lado tem tando calor, tanto carinho, tanto amor por esse chão. E tem o mar aqui pertinho. Comparada com outras capitais, já me falaram que aqui em São Luís é tudo "aqui pertinho". Bem "alhi", como diz meu amigo paraense. E é tudo lindo, lindo, lindo...né Alexandre?

O lugar que eu mais gosto daqui ( além da minha casinha, hehehe), é o Centro Histórico, que chamamos Reviver( por conta de um projeto de revitalização do bairro Praia Grande, onde fica maior parte do Centro Histórico). Eu trabalho na Rua Portugual, essa aqui da foto, em um prédio antigo que só!

Aqui no reviver tudo é tão boemio. Todas as ruas tem um barzinho. Os prédios são muitos bonitos, com a arquitetura sem muitas modificações. As ruas são de paralelepípedos, tem praças, ladeiras, museus, orgãos públicos. Tem um clima diferente, uma energia boa. E tem o mercado, que eu chamo mais de feira. Lá a gente senta nos barzinhos e toma as cervejas mais geladas e com os preços mais em conta. Né Luanaaaa?

Além das cervejas, lá tem tudo que vc pode imaginar: camarões, farinha, queijo, doces típicos, pimentas, artesanato, frutas, ervas, um mundo de coisa. E tem gente. Gente de todo jeito, de todo tipo, com dinheiro, sem dinheiro. É bom demais!!

Dá uma tristezinha quando vejo tudo isso aqui tão mal cuidado. Quem poderia fazer algo pela cidade só quer saber de embolsar a grana destinada para melhorar São Luís e reduzir os tantos problemas que temos. É uma politicagem louca.

Desejo do fundo do meu coração que eu não precise sair daqui nunca, nunquinha. Quero viajar, conhecer outros lugares, outras pessoas, outros costumes, outros sabores mas sempre com a certeza de que vou voltar pra cá.

E quem puder venha também conhecer São Luís e o Maranhão. Vale muito a pena!

Bejocas!!

11 comentários:

Dulce Miller disse...
15 de abril de 2009 às 07:32

Nossa, acho lindo este amor todo por uma cidade! Eu me sinto assim em relação a Porto Alegre e a Florianópolis, não sei qual das duas eu amo mais...
Um dia vou conhecer São Luis, tenho uma amiga muito querida que mora aí, a Nadir. E além dela, tem você, a Luana e a Nati... Imagina a festa?

Um dia eu vou, prometo!

Anônimo disse...
15 de abril de 2009 às 09:35

Doce e querida São Luis, com suas ilhas embaladas em pergaminhos, da boemia e de Jesus (o refrigerante, tá?!) rsrs...
Eu às me sinto no Maranhão, sabe?! Parece loucura, mas eu tenho a sensação de que já passeiei por esse centro histórico maravilhoso... É um sonho ir aii, e eu tenho certeza que quando for aii vou me divertir bastante!! Já pensou, Dani?!! Que massa, hein?!!
Quando eu for ai não vou sair do centro histórico, vou beber boehmia, na boemia São Luis... hehehe.......

Beijinhos, FLor

Dani M. disse...
15 de abril de 2009 às 10:54

essas meninas estã só prometendo!! Vou cobrar viu suas duas, kkkkkkkkkkkkkkk...
Adoro vcs!
Bjinhos

Luca disse...
16 de abril de 2009 às 17:42

Né Luanaaaaa??

Cumassim, Bial?

Ahahahhahaha
Sabe o que é engraçado? Nem todo mundo sabe q São Luís é uma ilha, e eu acho tao gostoso dizer q moro em uma ilha. Kkkkkkkk
É sim, genteim. Eu aaamo São Luís e faço parte daqueles amigos q Dani diz que é doido pra sair da cidade. Mas é que eu quero ganhar o mundo, quero deixar de ser provinciana, quero oportunidades, que, infelizmente, São Luis nao dá.

Mesmo assim, somos felizardos pelo povo, pela cultura, pelos casarões e pela história.
Dani é mais que eu, pq ela trabalha na ruazinha dessa foto bem aew. Ahahahahha

São Luís, ilha do amor!

Nina disse...
17 de abril de 2009 às 01:32

Eu adoro o casario de Sao Luis!! Nunca estive lá, certa vez, quase fui, porque estava viajando sozinha pelo nordeste, eu, Deus e o mochilão, rodei 4 estados sozinha em um mês, mas não deu pra ir ao Maranhão. E olha que é mais ou menos perto do meu estado, o Amazonas. Aliás, tem mt maranhense em Manaus, sabia?

Mas enfim, senti mt por não ter podido ir, queria ter ido aos lencois.... Meu marido conhece, esteve nos lencois maranhenses e gostou muitissimo de Sao Luis.

A gente vai um dia por lá... aahhh se vai.
Um beijao querida!

Polyana Amorim disse...
18 de abril de 2009 às 12:03

oun, Danik, nem me fale...eu tô com uma saudade desse centro Reviver.

e olhe que eu ainda moro aqui.

Lígia disse...
24 de abril de 2009 às 02:55

oi dani..te confesso q bateu uma melancoliazinha lendo esse post.

e eu q chorava só de ouvir: "se um dia eu for embora pra bem longe desse chão, nunca mais te esquecerei são luí do maranhão".

e a gente fica mais nacionalista longe de casa, acredite.

beijos..

Lígia

José Alberto Mar disse...
13 de maio de 2009 às 04:31

olá: Porque também gosto muito de S. Luis e Maranhão... porque já aí fui duas vezes e voltarei

abraço

j.a.m.

prof neto disse...
19 de setembro de 2009 às 21:39

você não sabe como me apaixonei por esta cidade...estou prestando concurso sempre tendo como cidade esta ilha maravilhosa...ai ai...que paraíso....

Anônimo disse...
25 de maio de 2011 às 13:29

Eu saí dessa terra como quase todo mundo que sai daí...
Por necessidade de trabalhar e crescer profissionalmente a vida e o trabalho acabaram me trazendo para o Paraná, um estado muito bonito tb, mas...
nada se compara com a beleza e o povo maranhense por isso e por outras coisas me orgulho tanto de ser desse lugar, já andei por todo esse Brasil e tb por outros lugares do mundo e digo com toda a convicção que há no universo não existe cultura nem nada igual ao MARANHÃO!!!
TE AMO MINHA TERRA QUERIDA!!!!

Dani M. disse...
25 de maio de 2011 às 16:12

Oi anônimo, que bom que vc veio aqui comentar esse post pois me fez reler coisas que eu nem lembrava que sentia. Nós que moramos em São Luís estamos em uma fase de tristeza, pois a cidade ta tão triste, descuidada, feia mesmo e vem aí os tão faldos 400 anos da cidade, quero ver só se o prefeito vai criar vergonha na cara e melhorar um pouco a cidade rpa ser digna de comemração.
Um abraço

Volver al inicio Volver arriba A Louca da Casa. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.